Untitled Document
DESTAQUES
Página Inicial  
Gestão Ambiental  
Programas e Resultados  
Notícias dos Programas  
Notícias  
Galeria de Imagens  
Videos  
ESGA TV  
Portfólio  
 
Clipping  
Intranet  
   
O EMPREENDIMENTO
 
 
   
CONTATO
Fale Conosco  
   
CADASTRE-SE
Receba as novidades da BR-101 Sul no seu email.

 
 
 
 
Educação Ambiental, na BR-101, foca mudanças no pós-obras de duplicação
Notícia publicada em: 01/10/2018

As ações e oficinas de Educação Ambiental, realizadas nas escolas catarinenses presentes ao longo da BR-101 Sul duplicada, tem na etapa de pós-obras foco no conteúdo para apresentar as mudanças trazidas pelas obras no cenário socioambiental, frisando as medidas mitigadoras dos impactos ambientais. Agora, o DNIT/SC, através do Consórcio Concremat-Tecnosolo (Gestora Ambiental) realiza palestras interativas com alunos, professores e funcionários de estabelecimentos públicos de ensino em comunidades próximas dos lotes de Obras Complementares, em Laguna e Pescaria Brava. 


Nas conversações realizadas, as crianças, professores e funcionários debatem as transformações ambientais antes, durante e após as obras de duplicação na rodovia federal, focada na obra específica em execução nas comunidades. A ação é coordenada pela equipe de Comunicação Social e Educação Ambiental do DNIT/Consórcio e discute, também, os cuidados com o meio ambiente durante as construções e os trabalhos para manter as condições de trafegabilidade aliada aos cuidados ambientais com o empreendimento concluído. O conteúdo foca ainda as diferenças entre reciclagem e reutilização de materiais, em consenso com a realidade dos moradores locais.  


As oficinas de EA são realizadas pelo consórcio desde 2005, quando iniciaram as obras de duplicação. Para os envolvidos pelo empreendimento, a equipe repassa informações sobre os 22 Programas Socioambientais e um Estudo desenvolvidos paralelamente às obras, bem como noções de segurança, relacionamento no trabalho e sensibilização para a segurança no trânsito, em atendimento, como medidas de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama. Para os trabalhadores, as oficinas são voltadas para valorização do profissional, cuidados e uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), cuidados ambientais na obra e interação com as comunidades.


Com as atividades nos lotes de Obras Complementares em execução em Tubarão, Pescaria Brava e Laguna, as ações de sensibilização ambiental continuam. A equipe de Comunicação Social e Educação Ambiental do Consórcio, a pedido do DNIT, realiza ações para obtenção da Licença de Operação da BR-101 Sul. O consórcio age nas comunidades e nas escolas lindeiras trazendo, agora, a realidade das transformações ambientais, estruturais e de trafegabilidade trazidas pela duplicação da rodovia federal. Essa continuidade vem aumentando ainda mais o número de pessoas que interagem com conteúdo apresentado, criando sensibilização ambiental para um pós-obras.

 

 

   
15/01/2019 - DNIT terá programa para fortalecimento e valorização indígena, no Morro dos Cavalos
07/01/2019 - DNIT vai gerir dois PBAs para túneis no Morro dos Cavalos, na BR-101 Sul
04/12/2018 - Poluição atmosférica é tema de Educação Ambiental em oficina na BR-101 Sul/SC
29/11/2018 - Obras Complementares, na BR-101, usam aterro especial
16/11/2018 - DNIT/SC discute a poluição atmosférica em escola de Pescaria Brava (SC)
Todas Notícias
menu_esquerdo
LAGUNA/SC
TUBARÃO/SC
PALHOÇA/SC
COMPARTILHE

Acesse a ESGA TV

 
 
 
EVENTOS AO VIVO

 

Todos os Direitos Reservados | 101sul.com.br | CONCREMAT - TECNOSOLO - WORLEYPARSONS