Untitled Document
DESTAQUES
Página Inicial  
Gestão Ambiental  
Programas e Resultados  
Notícias dos Programas  
Notícias  
Galeria de Imagens  
Videos  
ESGA TV  
Portfólio  
 
Clipping  
Intranet  
   
O EMPREENDIMENTO
 
 
   
CONTATO
Fale Conosco  
   
CADASTRE-SE
Receba as novidades da BR-101 Sul no seu email.

 
 
 
 
Início de Obras Complementares leva Educação Ambiental para escola de Laguna (SC)
Notícia publicada em: 21/08/2018

O início dos trabalhos para construção de via lateral em Bentos, Laguna (SC), dentro do lote de Obras Complementares da BR-101 Sul catarinense leva Educação Ambiental para a sala de aula. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) e o Consórcio Concremat-Tecnosolo (Gestão Ambiental) fizeram no dia 17, oficina para crianças na EEB Marilza Lory de Barros, instituição de ensino pública que fica no aglomerado urbano próximo das obras.  


Os alunos do terceiro ao quinto ano do ensino fundamental acompanham o cotidiano das obras, que interfere na vida da comunidade e impacta o meio ambiente local. Para isso, o DNIT/SC e o Consórcio trabalham para levar conteúdo sobre o empreendimento e as formas de minimizar todos os impactos resultantes da construção. 


Na conversação realizada, as 21 crianças, professores e funcionários debateram as transformações ambiental antes, durante e após as obras de duplicação na rodovia federal, focada na obra específica na comunidade. A ação foi coordenada pela equipe de Comunicação Social e Educação Ambiental do DNIT/Consórcio e discutiu os cuidados com o meio ambiente durante as construções e os trabalhos para manter as condições de trafegabilidade aliada aos cuidados ambientais com o empreendimento concluído. O conteúdo focou, também, as diferenças entre reciclagem e reutilização de materiais, em consenso com a realidade dos moradores locais.  


As oficinas de EA são realizadas pelo consórcio desde 2005, quando iniciaram as obras de duplicação. Para os envolvidos pelo empreendimento, a equipe repassa informações sobre os 22 Programas Socioambientais e um Estudo desenvolvidos paralelamente às obras, bem como noções de segurança, relacionamento no trabalho e sensibilização para a segurança no trânsito, em atendimento, como medidas de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama. Para os trabalhadores, as oficinas são voltadas para valorização do profissional, cuidados e uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), cuidados ambientais na obra e interação com as comunidades.


Com as atividades nos lotes de Obras Complementares em execução em Tubarão, Pescaria Brava e Laguna, as ações de sensibilização ambiental continuam. A equipe de Comunicação Social e Educação Ambiental do Consórcio, a pedido do DNIT, realiza ações para obtenção da Licença de Operação da BR-101 Sul. O consórcio age nas comunidades e nas escolas lindeiras trazendo, agora, a realidade das transformações ambientais, estruturais e de trafegabilidade trazidas pela duplicação da BR-101 Sul. Essa continuidade vem aumentando ainda mais o número de pessoas que interagem com conteúdo apresentado, criando sensibilização ambiental para um pós-obras. 


 

 

 

   
15/01/2019 - DNIT terá programa para fortalecimento e valorização indígena, no Morro dos Cavalos
07/01/2019 - DNIT vai gerir dois PBAs para túneis no Morro dos Cavalos, na BR-101 Sul
04/12/2018 - Poluição atmosférica é tema de Educação Ambiental em oficina na BR-101 Sul/SC
29/11/2018 - Obras Complementares, na BR-101, usam aterro especial
16/11/2018 - DNIT/SC discute a poluição atmosférica em escola de Pescaria Brava (SC)
Todas Notícias
menu_esquerdo
LAGUNA/SC
TUBARÃO/SC
PALHOÇA/SC
COMPARTILHE

Acesse a ESGA TV

 
 
 
EVENTOS AO VIVO

 

Todos os Direitos Reservados | 101sul.com.br | CONCREMAT - TECNOSOLO - WORLEYPARSONS