Untitled Document
DESTAQUES
Página Inicial  
Gestão Ambiental  
Programas e Resultados  
Notícias dos Programas  
Notícias  
Galeria de Imagens  
Videos  
ESGA TV  
Portfólio  
 
Clipping  
Intranet  
   
O EMPREENDIMENTO
 
 
   
CONTATO
Fale Conosco  
   
CADASTRE-SE
Receba as novidades da BR-101 Sul no seu email.

 
 
 
 
BR-101 Sul: conheça o programa de Apoio à Comunidade Quilombola de Morro Alto (RS)
Notícia publicada em: 29/01/2018

Dentre os 22 programas socioambientais e um Estudo que completam o Plano Básico Ambiental das obras de duplicação na BR-101 Sul, há um especialmente destinado a atender a comunidade quilombola de Morro Alto, em Maquiné (RS). Os quilombolas são parte de um momento histórico significativo na história do país. O passado dos ancestrais desses moradores remete aos escravos refugiados em quilombos, que se configuram hoje em comunidades com participação ativa na estrutura social nacional.


Em total respeito a este valor histórico, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) firmou Termo de Compromisso com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, destinando prestar a devida atenção aos descendentes desses escravos. 


A comunidade é reconhecida pelo Governo Federal como uma comunidade “tradicional brasileira”, a qual se encontra no lote 03/RS, região onde foram construídos os túneis do Morro Alto, integrantes das obras de duplicação da BR-101 Sul.


Após a realização de estudos e diagnósticos feitos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que verificou a vocação da região e da comunidade quilombola para o desenvolvimento econômico, social e turístico, o Programa está iniciando, agora, a segunda fase. 


As benfeitorias indicadas após o diagnóstico, feito com a participação da comunidade, trarão melhorias substanciais para a vida desses descendentes de escravos. Entre as metas previstas estão a implantação de um centro cultural com salas para oficinas, cursos e reuniões, quadras poliesportivas e campo de futebol. Para auxiliar no desenvolvimento econômico e subsistência da comunidade, o programa implantará, também, casa de filetagem, um atracadouro de barcos para os pescadores, uma casa de maturação de bananas, laboratório de plantas medicinais, unidade de beneficiamento de produtos vegetais e aquisição de equipamentos e insumos para os agricultores. 


Para complementar o resgate da história cultural da comunidade será desenvolvido, nessa nova fase, Laudo Antropológico Complementar com o objetivo de identificar os elementos que indicam a antiga presença dessa comunidade em alguns locais mais específicos na área do Morro Alto. Destacam-se entre esses elementos os resquícios da senzala encontrados ainda hoje na região. A Comunidade Quilombola de Morro Alto tem na escravidão a ancestralidade que deu origem para mais de 230 famílias que vivem próximas da BR-101 Sul, no trecho gaúcho, entre os municípios de Osório e Maquiné, no RS.

 

 

   
15/01/2019 - DNIT terá programa para fortalecimento e valorização indígena, no Morro dos Cavalos
07/01/2019 - DNIT vai gerir dois PBAs para túneis no Morro dos Cavalos, na BR-101 Sul
04/12/2018 - Poluição atmosférica é tema de Educação Ambiental em oficina na BR-101 Sul/SC
29/11/2018 - Obras Complementares, na BR-101, usam aterro especial
16/11/2018 - DNIT/SC discute a poluição atmosférica em escola de Pescaria Brava (SC)
Todas Notícias
menu_esquerdo
LAGUNA/SC
TUBARÃO/SC
PALHOÇA/SC
COMPARTILHE

Acesse a ESGA TV

 
 
 
EVENTOS AO VIVO

 

Todos os Direitos Reservados | 101sul.com.br | CONCREMAT - TECNOSOLO - WORLEYPARSONS