Untitled Document
DESTAQUES
Página Inicial  
Gestão Ambiental  
Programas e Resultados  
Notícias dos Programas  
Notícias  
Galeria de Imagens  
Videos  
ESGA TV  
Portfólio  
 
Clipping  
Intranet  
   
O EMPREENDIMENTO
 
 
   
CONTATO
Fale Conosco  
   
CADASTRE-SE
Receba as novidades da BR-101 Sul no seu email.

 
 
 
 
Via lateral em Laguna, na BR-101 Sul, terá 900 metros de passeio público
Notícia publicada em: 19/12/2018

A construção de nova via lateral na BR-101 Sul catarinense entre o km 305 ao km 306, em Bentos (Laguna) terá 900 metros de passeio público, para circulação segura de pedestres. A calçada vai cobrir toda a extensão da plataforma estradal em execução e será ligada no segmento de passeios já executadas na rua lateral liberada na comunidade. Os moradores poderão circular pelo bordo direito, afastados do fluxo local de veículos. 


A construção da calçada em Bentos é parte do conjunto de estruturas para pedestres dentro do lote de Obras Complementares à duplicação da rodovia federal, no trecho catarinense. Além dela, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) liberou, ainda em 2017, cerca de 2,8 mil metros de passeios públicos – 2,2 mil no bordo direito e outros 600 metros no bordo esquerdo das pistas duplicadas – dentro do espaço das vias lindeiras entre o km 341,5 ao km 343,7, em São Cristóvão, Tubarão.


Em Pescaria Brava, a autarquia liberou, também no ano passado, outros 2,5 mil metros de calçadas, onde as comunidades de Laranjeiras e KM 37 fazem uso dos passeios diariamente. Esses três segmentos pertencentes às Obras Complementares abrigam aglomerados urbanos próximo das pistas da BR-101. 


Em toda a construção de calçadas, para evitar processos erosivos e assoreamento no sistema de captação da água das chuvas, os taludes construídos recebem o plantio de grama em leivas. A construção dos passeios públicos (calçadas) em aglomerados urbanos lindeiros da BR-101 Sul catarinense faz parte do Programa de Melhoria das Travessias Urbanas, constante no conjunto dos 22 programas socioambientais e um Estudo do Plano Básico Ambiental (PBA) das obras de duplicação. 


O programa tem como objetivo atuar sobre possíveis distorções no uso e ocupação do solo, na segregação urbana e intrusão visual. Isto é, o considerável aumento na circulação de veículos em tráfego de longo curso, aliado a velocidade constante, como é o caso da duplicação da rodovia federal em zona urbana, gera certo conflito entre o espaço viário e o espaço urbano. Isso acaba causando sérios impactos para motoristas e pedestres, pois afetam o desempenho operacional das pistas e provocam a perda da qualidade de vida dos núcleos urbanos.


 

 

 

Galeria de Fotos

   
18/01/2019 - DNIT/SC segue com construção em via lateral da BR-101, em Laguna
18/01/2019 - Ponte em via lateral da BR-101, no Rio Capivari, terá passagem para pedestres
17/01/2019 - DNIT/SC finaliza aplicação asfáltica em via lateral de Laguna, na BR-101 Sul
17/01/2019 - Entre novas e adequadas, duplicação da BR-101 tem 48 pontes em operação
15/01/2019 - DNIT terá programa para fortalecimento e valorização indígena, no Morro dos Cavalos
Todas Notícias
menu_esquerdo
LAGUNA/SC
TUBARÃO/SC
PALHOÇA/SC
COMPARTILHE

Acesse a ESGA TV

 
 
 
EVENTOS AO VIVO

 

Todos os Direitos Reservados | 101sul.com.br | CONCREMAT - TECNOSOLO - WORLEYPARSONS