Untitled Document
DESTAQUES
Página Inicial  
Gestão Ambiental  
Programas e Resultados  
Notícias dos Programas  
Notícias  
Galeria de Imagens  
Videos  
ESGA TV  
Portfólio  
 
Clipping  
Intranet  
   
O EMPREENDIMENTO
 
 
   
CONTATO
Fale Conosco  
   
CADASTRE-SE
Receba as novidades da BR-101 Sul no seu email.

 
 
 
 
BR-101 Sul/SC: aumento na quantidade de fluxo requer distância entre veículos
Notícia publicada em: 11/10/2018

O feriado prolongado trará acréscimo na quantidade normal de veículos em circulação pela BR-101 Sul catarinense, já a partir desta quinta-feira, 11. O aumento histórico no fluxo das pistas duplicadas chega a 30%, em relação aos dias normais de tráfego. Com mais carros, a manutenção da distância entre motoristas, tanto na plataforma de pistas quanto em vias lindeiras, segue recomendação de segurança definida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 


Pelo código, os motoristas precisam guardar distância de segurança lateral e frontal, ao bordo da pista, considerando-se a velocidade e as condições climáticas. Sem a manutenção da distância de segurança, aumenta a possibilidade de colisões traseiras, em caso de redução de velocidade ou parada brusca do veículo que segue na frente. O texto não apresenta metragem especifica para distanciamento entre os usuários em tráfego, porém, a recomendação do DNIT/SC é que a separação deve ser de, no mínimo, 20 metros. 


Outra recomendação de segurança para rodovia federais feita pela autarquia é evitar a parada em locais de espaço confinado, como pontes, elevados, viadutos e túneis. Essa manobra também configura infração de trânsito, definida pelo artigo 181 do CTB. A parada em acostamento para fins que não sejam para urgências e emergências também devem ser evitados. Em necessidade, o estacionamento deve ser feito fora das pistas, em locais que ofereçam espaço para manobra e reentrada no fluxo de longo curso.  


Dias de chuva – Em dias chuvosos, a visibilidade do motorista é reduzida, seja pela ação do clima seja pela água lançada ao para-brisa pelos outros veículos. Para aumentar a segurança, é recomendado aos motoristas manter distância do condutor da frente, sempre com os faróis baixos acessos, pois além de melhorar a visibilidade das faixas de rolagem, possibilita que outros usuários possam visualizar o veículo.


Cuidados e respeito, sempre – A sinalização vertical e horizontal definitiva instalada nos bordos da rodovia deve ser obedecida, respeitando os limites de velocidade fixados. É preciso cuidar, também, da segurança dos pedestres, em movimentação nos locais de travessias, como escolas, comércios, centros religiosos e aglomerados urbanos. Nas vias laterais, a velocidade limite é de 50 km/h para todos os tipos de veículos.


 

 

 

Galeria de Fotos

   
19/10/2018 - Final de semana terá trabalhos sobre pistas da BR-101 Sul/SC
18/10/2018 - Trecho com asfalto novo, na BR-101 Sul, recebe faixas de eixo e bordos
18/10/2018 - Trabalhos de conservação garantem movimentação de pedestres
17/10/2018 - BR-101 Sul tem melhorias no pavimento até sexta-feira, em Laguna (SC)
17/10/2018 - Atenção motoristas: BR-101 tem roçadas entre Tubarão, Treze de Maio e Jaguaruna
Todas Notícias
menu_esquerdo
LAGUNA/SC
TUBARÃO/SC
PALHOÇA/SC
COMPARTILHE

Acesse a ESGA TV

 
 
 
EVENTOS AO VIVO

 

Todos os Direitos Reservados | 101sul.com.br | CONCREMAT - TECNOSOLO - WORLEYPARSONS