Untitled Document
DESTAQUES
Página Inicial  
Gestão Ambiental  
Programas e Resultados  
Notícias dos Programas  
Notícias  
Galeria de Imagens  
Videos  
ESGA TV  
Portfólio  
 
Clipping  
Intranet  
   
O EMPREENDIMENTO
 
 
   
CONTATO
Fale Conosco  
   
CADASTRE-SE
Receba as novidades da BR-101 Sul no seu email.

 
 
 
 
DNIT/SC amplia trabalhos para proteger taludes contra erosão, na BR-101 Sul
Notícia publicada em: 01/08/2018

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) faz nesta semana, trabalhos para evitar processos erosivos em taludes da BR-101 Sul, dentro do lote de Obras Complementares, em Pescaria Brava. A autarquia instala leivas de gramínea nas encostas da via lateral em construção, evitando que a chuva escave o solo, danificando a obra. 


A ação pretende barrar o processo erosivo no aterro compactado e taludes escavados, evitando retrabalhos e danos ambientais durante o processo construtivo da estrutura. A obra da nova rua lateral está localizada entre o km 321 ao km 324 da rodovia federal, entre os bairros de Santiago a Estiva. 


Todos os trabalhos são executados fora do fluxo de veículos, não oferecendo riscos aos motoristas. O plantio é acompanhado pelas empresas de Supervisão de Obras e pela Gestão Ambiental. 


Além do plantio de grama, todo o sistema de drenagem sendo construído para dar vazão a água das chuvas, ligando as pistas ao sistema de drenagem. Em todos os taludes, e também nos canteiros, a cobertura feita pelas gramíneas serve de condutor da água diretamente à drenagem, evitando o carregamento de sedimentos até as galerias e bocas-de-lobo.


Durante o processo construtivo de pistas, viadutos ou passagens de pedestres, as empresas ou consórcios envolvidos na duplicação da BR-101 Sul, seguem as orientações do programa de Controle de Processos Erosivos, disposto no Plano Básico Ambiental da rodovia. Esse programa executa ações de caráter preventivo e corretivo nas áreas de apoio, como jazidas, caixas de empréstimo de material, pedreiras, com fins a evitar o aparecimento e a evolução de processos de erosão do solo ou do aterro compactado.


Medidas como recuperação da cobertura vegetal e o emprego de dispositivos de drenagem vêm sendo implantadas no decorrer das obras, tornando possível a efetividade das ações. O controle do processo erosivo é acompanhado pela Empresa de Supervisão e Gerenciamento Ambiental (ESGA), contratada pelo DNIT, desde o início das atividades de obras. O acompanhamento somente é considerado concluído ao término da duplicação em cada lote, onde é feita a avaliação final da efetividade das medidas de controle implementadas.


 

 

 

Galeria de Fotos

   
12/12/2018 - DNIT/SC inicia nova frente de obras na BR-101 Sul, em Laguna
12/12/2018 - BR-101 Sul/SC terá trabalhos em sinalização horizontal nos próximos dias
11/12/2018 -
10/12/2018 - DNIT/SC ruma para finalizar bases em nova rua lateral na BR-101 Sul
10/12/2018 - Motoristas devem evitar paradas desnecessárias na Ponte Anita Garibaldi
Todas Notícias
menu_esquerdo
LAGUNA/SC
TUBARÃO/SC
PALHOÇA/SC
COMPARTILHE

Acesse a ESGA TV

 
 
 
EVENTOS AO VIVO

 

Todos os Direitos Reservados | 101sul.com.br | CONCREMAT - TECNOSOLO - WORLEYPARSONS