Untitled Document
DESTAQUES
Página Inicial  
Gestão Ambiental  
Programas e Resultados  
Notícias dos Programas  
Notícias  
Galeria de Imagens  
Videos  
ESGA TV  
Portfólio  
 
Clipping  
Intranet  
   
O EMPREENDIMENTO
 
 
   
CONTATO
Fale Conosco  
   
CADASTRE-SE
Receba as novidades da BR-101 Sul no seu email.

 
 
 
 
DNIT/SC deve finalizar pintura a frio em pistas da BR-101 nos próximos dias
Notícia publicada em: 02/04/2018

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) tem a meta de finalizar a repintura de faixas de eixo central e bordos da BR-101 Sul, no segmento com aplicação a frio, nos próximos dias. Entre o km 245, em Paulo Lopes ao km 310, em Laguna, as pistas duplicadas recebem este tipo de material, que difere do restante do trecho quanto à preparação da cobertura. 


A autarquia vem fazendo a revitalização da sinalização horizontal entre a Ponte Anita Garibaldi (km 316) até a ponte sobre o Rio Mampituba (km 465, divisa com o estado do Rio Grande do Sul) utilizando tinta termoplástica. Esta emulsão tem preparo com aquecimento em caldeira, com aplicação entre 180º a 200 graus Celsius. Já a tinta com aplicação a frio não passa por esse processo. 


A escolha de cada tipo de tinta depende da quantidade de veículos em circulação em cada segmento da BR-101 Sul. A tinta termoplástica tem maior durabilidade e serve para trechos de pistas com maior circulação. Já o composto frio é aplicado em seções com menor circulação, com desgaste menor da pintura. 


A tinta termoplástica tem maior durabilidade, pois apresenta maior aderência ao piso, desgastando lentamente. Para aplica-la é preciso equipamento com caldeira para aquecer e dispersar os elementos, antes da demarcação nas pistas. A refletância da sinalização horizontal com aplicação a quente se dá com a adição de microesferas de vidro na composição da tinta. 


Programa BR Legal – A revitalização na sinalização horizontal da BR-101 Sul/SC está dentro do programa BR Legal, que atua no acréscimo e manutenção da sinalização rodoviária e instalação de elementos auxiliares. O programa vem sendo realizado desde 2012, com 3,9 bilhões de reais em investimentos e atendendo 55 mil quilômetros de estradas federais, nos 26 estados e no Distrito Federal. A Confederação Nacional do Transporte (CNT) informou por pesquisa divulgada em 2015, que o programa conseguiu melhorar nos dois primeiros anos de trabalhos a classificação de rodovias tidas como regular, ruim e péssima, passando de 77,1% em 2013 para 55,9% em 2015. A extensão classificada como boa e ótima passou mudou de 22,9% para 44,9 % no mesmo período.

 

 

Galeria de Fotos

   
19/09/2018 - Ponte Anita Garibaldi tem trabalhos no pavimento, nesta quarta-feira, 19
19/09/2018 - Obras Complementares: via lateral ganha contornos com avanço do aterro
19/09/2018 - DNIT/SC e Consórcio discutem Educação Ambiental em escola de Laguna
13/09/2018 - Passarelas da BR-101 Sul passam por trabalhos de conservação
13/09/2018 - DNIT/SC concentra roçadas entre Jaguaruna e Sangão, na BR-101
Todas Notícias
menu_esquerdo
LAGUNA/SC
TUBARÃO/SC
PALHOÇA/SC
COMPARTILHE

Acesse a ESGA TV

 
 
 
EVENTOS AO VIVO

 

Todos os Direitos Reservados | 101sul.com.br | CONCREMAT - TECNOSOLO - WORLEYPARSONS