Untitled Document
DESTAQUES
Página Inicial  
Gestão Ambiental  
Programas e Resultados  
Notícias dos Programas  
Notícias  
Galeria de Imagens  
Videos  
ESGA TV  
Portfólio  
 
Clipping  
Intranet  
   
O EMPREENDIMENTO
 
 
   
CONTATO
Fale Conosco  
   
CADASTRE-SE
Receba as novidades da BR-101 Sul no seu email.

 
 
 
 
BR-101 Sul: evite colocar cartazes nos bordos e estruturas da rodovia federal
Notícia publicada em: 22/01/2018

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) pede a todos os usuários da BR-101 Sul catarinense que evitem a colocação de cartazes, banners e outros materiais de divulgação para eventos, nos bordos de pistas e obras de arte especiais (OAEs). Além de proibido pela Lei Federal nº 9.503, de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), esses elementos gráficos confundem e distraem os motoristas em movimentação de longo curso e também no tráfego local. 


Segundo o texto do CBT, nos artigos 80 ao 84, ao longo das vias, sempre que necessário, será implantada sinalização, que é destinada a condutores e pedestres, sendo que será colocada em posição e condições que a tornem perfeitamente visível e legível. Por isso, a fixação de cartazes ou banners afeta a visualização da sinalização disposta ao longo das pistas da BR-101 Sul. Nas vias públicas e OAEs, diz o código, é proibido colocar luzes (que não façam parte do sistema de iluminação da estrutura), publicidade, inscrições, vegetação e mobiliário que possam gerar confusão, interferir na visibilidade da sinalização e comprometer a segurança do trânsito. É proibido também, dispor sobre a sinalização de trânsito e aos suportes, ou a ambos, qualquer tipo de publicidade, inscrições, legendas e símbolos que não se relacionem com a mensagem da sinalização.


Para a afixação de publicidade longo da rodovia é necessário prévia aprovação do órgão ou entidade responsável pela gestão da via. No caso da BR-101 Sul, antes de fixar publicidades é preciso autorização expedida pelo DNIT, na Superintendência Estadual em Florianópolis ou nas Unidades Locais, que avaliarão se está de acordo com a legislação. Sem a aprovação, o órgão ou entidade de trânsito responsável pela via poderá retirar ou determinar a imediata retirada de qualquer elemento que prejudique a visibilidade da sinalização viária e a segurança do trânsito, com ônus para quem o tenha colocado.


Dentro das atividades de conservação e limpeza da BR-101 Sul é feita a remoção dos cartazes e banners em OAEs que estão desconformes com a lei. 

 

 

Galeria de Fotos

   
23/05/2018 - Passa-faunas devem ser preservadas, para proteção dos animais silvestres
23/05/2018 - DNIT/SC e Consórcio realizam atividades para Semana do Meio Ambiente
22/05/2018 - Atenção usuários: BR-101 Sul/SC tem melhorias no pavimento a partir de quarta, 23
16/05/2018 - DNIT/SC faz acréscimo de sinalização vertical em Pescaria Brava
16/05/2018 - DNIT/SC e Consórcio trazem Educação Ambiental para escola de Laguna
Todas Notícias
menu_esquerdo
LAGUNA/SC
TUBARÃO/SC
PALHOÇA/SC
COMPARTILHE

Acesse a ESGA TV

 
 
 
EVENTOS AO VIVO

 

Todos os Direitos Reservados | 101sul.com.br | CONCREMAT - TECNOSOLO - WORLEYPARSONS