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DNIT/SC faz concretagem em primeiro segmento de passeios públicos, na BR-101
Notícia publicada em: 02/10/2017

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) dá sequência nesta segunda-feira, 02, aos trabalhos de concretagem do primeiro segmento na plataforma de passeios públicos (calçadas) em via lateral da BR-101 Sul. A frente de trabalhos está alocada no aglomerado urbano de São Cristóvão, em Tubarão e faz parte do lote de Obras Complementares à duplicação da rodovia federal, no trecho catarinense. 


A primeira fase de concretagem faz o preenchimento dos espaços de aterro compactado próximo da Cerâmica Itagrês, rumando para o Sul. A concretagem foi iniciada na semana passada e prossegue durante toda esta semana, persistindo o tempo estável. Além desse serviço, a autarquia mantem atividades para compactação do aterro e colocação de rocha britada, abrindo novas frentes na concretagem do passeio público. 


Durante as concretagem da plataforma, o DNIT/SC recomenda aos motoristas e pedestres atenção e cuidados constantes, pois sobre há trabalhadores e equipamentos em operação, isolados pela sinalização provisória de obras. Os motoristas devem atentar para o estreitamento das faixas de rolagem e a entrada e saída dos caminhões betoneira. Já a comunidade lindeira deve evitar a circulação por dentro do espaço de trabalho.


A construção dos passeios públicos (calçadas) em aglomerados urbanos lindeiros da BR-101 Sul catarinense faz parte do programa de Melhoria das Travessias Urbanas, constante no conjunto dos 22 programas socioambientais e um Estudo do Plano Básico Ambiental (PBA) das obras de duplicação. 


Este programa tem como objetivo atuar sobre possíveis distorções no uso e ocupação do solo, na segregação urbana e intrusão visual. Isto é, o considerável aumento na circulação de veículos em tráfego de longo curso, aliado a velocidade constante, como é o caso da duplicação da rodovia federal em zona urbana, gera certo conflito entre o espaço viário e o espaço urbano. Isso acaba causando sérios impactos para motoristas e pedestres, pois afetam o desempenho operacional das pistas e provocam a perda da qualidade de vida dos núcleos urbanos.

 

 

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