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BR-101 Sul/SC tem equipamentos e trabalhadores sobre via lindeira, em Tubarão
Notícia publicada em: 26/09/2017

Trabalhadores e equipamentos seguem alocados sobre via lateral, próximo ao km 341 da BR-101 Sul em Tubarão (SC). Eles estão em movimentação para construir sistema de drenagem e passeios públicos dentro do aglomerado urbano de São Cristóvão, em atividades pertencentes ao lote de obras complementares à duplicação da rodovia federal, no segmento catarinense. O DNIT/SC recomenda atenção e cuidados redobrados quanto à circulação de veículos e pedestres, nos próximos dias. 


Nesta terça-feira, 26, há frente de obras entre o km 341,5 ao km 343, com construção de plataforma para concretagem das calçadas, retirada de talude para construção de galerias de drenagem, construção de captações (bocas-de-lobo) e adensamento de aterro. Todas as atividades são realizadas na via lateral paralela ao sentido Florianópolis-POA (lado direito), entre a Cerâmica Itagrês até a passagem inferior de pedestres construída. 


Para abrir espaço para os serviços, a plataforma de pistas tem uma das faixas de rolagem interrompida, o que requer atenção redobrada dos usuários que utilizarem as ruas laterais. A identificação das frentes de obras está definida pela sinalização provisória de obras, onde a logística de construção – escavadeiras, caminhões e trabalhadores, está exposta ao fluxo local de veículos e pessoas. 


A construção dos passeios públicos entre o km 341 ao km 345 da BR-101 começou na sexta-feira passada e vai continuar nos próximos dias, com condições de tempo estável. A construção dos passeios públicos (calçadas) em aglomerados urbanos lindeiros da BR-101 Sul catarinense fazem parte do programa de Melhoria das Travessias Urbanas, constante no conjunto dos 22 programas socioambientais e um Estudo do Plano Básico Ambiental das obras de duplicação. 


Este programa tem como objetivo atuar sobre possíveis distorções no uso e ocupação do solo, na segregação urbana e intrusão visual. Isto é, o considerável aumento na circulação de veículos em tráfego de longo curso, aliado a velocidade constante, como é o caso da duplicação da rodovia federal em zona urbana, gera certo conflito entre o espaço viário e o espaço urbano. Isso acaba causando sérios impactos para motoristas e pedestres, pois afetam o desempenho operacional das pistas e provocam a perda da qualidade de vida dos núcleos urbanos.

 

 

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