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DNIT/SC inicia construção de calçadas no km 337,4 da BR-101 Sul
Notícia publicada em: 12/04/2017

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) inicia nesta semana a construção de calçadas no aglomerado urbano lindeiro ao km 337,4 da BR-101 Sul, em Tubarão. A frente de serviço está localizada na alça lateral ao sentido Norte-Sul de tráfego, na rua José Rech e complementa a adequação do segmento em obras complementares à duplicação da rodovia federal. O pavimento já foi concluído, assim como o sistema de drenagem. A sinalização rodoviária definitiva também está sendo finalizada.


Esta alça é que comporta a maior concentração urbana do trecho, sendo acessada pelo tráfego local de veículos e pedestres, bem como todo o fluxo que segue entre a BR-101 e a SC-390, rodovia estadual que liga a região serrana ao litoral catarinense. A alça lateral no lado esquerdo de pistas também vai receber a construção de calçadas para pedestres.


Com os trabalhos de construção das calçadas, os motoristas que usam a alça lateral do km 337,4 precisam atentar e respeitar o espaço de obras, onde os trabalhadores e equipamentos seguem alocados. As atividades vão continuar nos próximos dias, com as condições de tempo estáveis, já que todos os trabalhos são feitos em área aberta.


A construção dos passeios públicos (calçadas) em aglomerados urbanos lindeiros da BR-101 Sul catarinense fazem parte do programa de Melhoria das Travessias Urbanas, constante no conjunto dos 22 programas socioambientais e um Estudo do Plano Básico Ambiental das obras de duplicação. Este programa tem como objetivo atuar sobre possíveis distorções no uso e ocupação do solo, na segregação urbana e intrusão visual. Isto é, o considerável aumento na circulação de veículos em tráfego de longo curso, aliado à velocidade constante, como é o caso da duplicação da rodovia federal em zona urbana, gera certo conflito entre o espaço viário e o espaço urbano. Isso acaba causando sérios impactos para motoristas e pedestres, pois afetam o desempenho operacional das pistas e provocam a perda da qualidade de vida dos núcleos urbanos.

 

 

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