Untitled Document
DESTAQUES
Página Inicial  
Gestão Ambiental  
Programas e Resultados  
Notícias dos Programas  
Notícias  
Galeria de Imagens  
Videos  
ESGA TV  
Portfólio  
 
Clipping  
Intranet  
   
O EMPREENDIMENTO
 
 
   
CONTATO
Fale Conosco  
   
CADASTRE-SE
Receba as novidades da BR-101 Sul no seu email.

 
 
 
 
Com previsão de chuva, DNIT/SC recomenda manter distância entre veículos
Notícia publicada em: 28/03/2017

A previsão climatológica para Santa Catarina mostra presença de chuvas, principalmente no litoral-sul, por onde se estende a maior parte das pistas da BR-101 Sul. Com isso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) recomenda a manutenção da distância entre veículos, quando em circulação pela rodovia federal, para evitar acidentes. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, é preciso guardar distância de segurança lateral e frontal, ao bordo da pista, considerando-se a velocidade e as condições climáticas.


Em dias chuvosos, a visibilidade do motorista é reduzida, seja pela ação do clima seja pela água lançada ao para-brisas pelos outros veículos. Sem a manutenção da distância de segurança, aumenta a possibilidade de colisões traseiras, em caso de redução de velocidade ou parada brusca do veículo que segue na frente. O código não apresenta metragem especifica para distanciamento entre os usuários em tráfego, porém, a recomendação é que a separação deve ser de, no mínimo, 20 metros.


Para aumentar a segurança, é recomendado aos motoristas manter os faróis baixos acessos, pois além de melhorar a visibilidade das faixas de rolagem, possibilita que outros usuários possam visualizar o veículo. Para os motociclistas, o capacete é o principal equipamento de proteção individual para os condutores de motocicleta. Durante a condução, a viseira deve permanecer fechada. Na utilização de capacetes que não possuem viseira, é obrigatório o uso de óculos fixados ao capacete para proteção dos olhos. Outro item de segurança importante no capacete é a faixa refletiva, para que o condutor seja visto à distância durante a noite.


Antes de sair em viagem pela BR-101, verifique o funcionamento dos limpadores de para-brisa. Eles são fundamentais para dirigir com segurança.  Cuide também dos pneus, pois se estiverem carecas ou mal calibrados dificultam a aderência com o asfalto, causando acidentes.


A sinalização vertical e horizontal definitiva instalada nos bordos da rodovia deve ser obedecida, respeitando os limites de velocidade fixados. Nos desvios é proibida a manobra de ultrapassagem, respeitando os locais de travessia para pedestres. Nas chuvas torrenciais, não é seguro parar o veículo no acostamento. O ideal é procurar abrigo em locais como os postos de combustíveis, entrepostos comerciais ou nos postos da PRF em Paulo Lopes, Tubarão e Araranguá.

 

 

Galeria de Fotos

   
22/06/2017 - DNIT/SC fará trabalhos sobre ponte Anita Garibaldi, nesta sexta-feira, 23
22/06/2017 - Usuários devem evitar travessia por passarela em obras
22/06/2017 - Pista da BR-101 recebe reforço na sinalização horizontal, em Laguna (SC)
20/06/2017 - DNIT/SC recomenda atenção à nova sinalização em vias laterais, na BR-101
20/06/2017 - DNIT/SC recomenda atenção à nova sinalização em vias laterais, na BR-101
Todas Notícias
menu_esquerdo
LAGUNA/SC
TUBARÃO/SC
PALHOÇA/SC
COMPARTILHE

Acesse a ESGA TV

 
 
 
EVENTOS AO VIVO

 

Todos os Direitos Reservados | 101sul.com.br | CONCREMAT - TECNOSOLO - WORLEYPARSONS