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Clipagem de notícias em 05 a 08 de maio de 2017

08/05/2017 - Jornais impressos e sites (noticiosos, de rádios, TVs, orgão públicos e demais) de SC e RS

 
Portal JI News (Içara/SC)
05/05/2017 - sexta-feira
BR-101
 
Transportadores devem atentar com derramamento de cargas
 
O aterro transportado, e indevidamente derramado sobre a BR-101 Sul em Tubarão (SC) na quinta-feira, 04, expos os motoristas ao risco de acidentes, pois formou camada escorregadia sobre as pistas duplicadas. O DNIT/SC recomenda que os transportadores de carga de todas as espécies e tamanhos observem as determinações do artigo 102 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quanto ao derramamento de material. Quando parte da carga é deixada nas pistas da rodovia federal, os detritos causam transtornos aos demais usuários, desgastando a sinalização e tornando potencial agente de acidentes.
Nas pistas duplicadas, entre Paulo Lopes a Passo de Torres e também no trecho entre Torres a Osório (RS) é possível observar gama de produtos e cargas que acabam sendo dispendidos sobre o pavimento. De grãos, como soja, milho e arroz, ao aterro de areia ou rochas, restos de madeira e metais, o DNIT/SC recolhe semanalmente na rodovia e também nas vias laterais.
Segundo o artigo 102 do CTB, o veículo de carga deverá estar devidamente equipado quando transitar, de modo a evitar o derramamento da carga sobre a via. Ao extrapolar o limite de carga ou não providenciar o armazenamento adequado em caçambas, baús ou graneleiros, sejam de tração articulada ou fixa em chassis monobloco, o transportador estará em desacordo perante o artigo 172 do código de trânsito. Este item prevê punição para o motorista que atirar do veículo ou abandonar na via pública objetos ou substâncias. A infração é considerada média, com multa e registro de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A resolução 441 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de maio de 2013, diz que o transporte de qualquer tipo de sólido a granel em vias de circulação pública, em veículos de carrocerias abertas, somente será permitido quando transitem com carrocerias com dimensões e proteções que impeçam o derramamento de fragmentos do material transportado. As cargas deverão estar totalmente cobertas por lonas ou dispositivos similares. O descumprimento do disposto na resolução infringe o artigo 230 do Código de Trânsito.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realiza a coleta e destinação para reciclagem do material recolhido nos bordos e canteiro central da BR-101 Sul, durante as operações de conserva da rodovia. São garrafas plásticas, pneus, papel e outros. Porém, é de responsabilidade do transportador remover a carga da rodovia, em caso de derramamento.
 
Sedimentos deixados em vias lindeiras 
O DNIT monitora a movimentação de equipamentos de empresas e empreendimentos ao longo de vias lindeiras a BR-101 Sul. O objetivo é acionar e coibir o depósito de sedimentos deixados por caminhões basculantes, escavadeiras e outros equipamentos nas vias, que danificam a sinalização horizontal.
Em empreendimentos para construções de galpões, prédios residenciais ou a formação de áreas para loteamento urbano nas margens da rodovia, a entrada e saída de equipamentos pesados, como caminhões basculantes ou escavadeiras, transportam sedimentos para as vias laterais. Esses sedimentos se acumulam sobre o pavimento, e, com a abrasão entre os veículos, o resto de solo e a sinalização horizontal, causam o desgaste das faixas de eixo e bordos, bem como prejuízos à capacidade de refletir a luz dos tachões refletivos bidirecionais. Com o tempo, a sinalização se deteriora, impossibilitando a visualização pelos usuários. As ações de monitoramento e advertência objetivam orientar o transporte de argila utilizada na produção de telhas e tijolos. Esse tipo de transporte por vias lindeiras acontece principalmente nos municípios de Sangão, Morro da Fumaça e Içara.
O DNIT orienta os usuários antes da iniciação de empreendimento, construções ou transporte de minérios por vias lindeiras. Para informações há o Atendimento ao Usuário, disponibilizado no número 0800 6030 101.
 
Faixa auxiliar é liberada em via lateral da BR-101 Sul/SC
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) libera, nesta sexta-feira, 05, a faixa auxiliar em via lindeira da BR-101 Sul catarinense, no km 316. No local, parte da pista foi interrompida por deslizamento de encosta, restringindo o tráfego de veículos entre os bairros Cabeçuda, em Laguna, ao Bananal e Ponta das Laranjeiras, em Pescaria Brava. A construção, em caráter temporário, dá capacidade de circulação de veículos e pedestres em ambos os sentidos, restabelecendo a ligação entre os aglomerados urbanos.
Antes da liberação desta faixa auxiliar, o estreitamento de pista dava condições de trânsito somente no sentido Norte-Sul (Cabeçuda-Ponta das Laranjeiras), sendo que o tráfego em sentido oposto necessitava seguir pelo viaduto construído no km 316,5, tomando as pistas duplicadas até Laguna. A plataforma provisória tem toda a sinalização rodoviária necessária já instalada, com limite de velocidade fixada em 60 km/h, para todos os tipos de veículos, nesse segmento.
A construção de faixa auxiliar ocupa parte do canteiro entre a via lateral e a BR-101, sendo totalmente removida quando os trabalhos de contenção forem executados.
 
DNIT/SC e consórcio realizam ações de Comunicação em bairros lindeiros da BR-101
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) dá continuidade aos trabalhos de Comunicação Social em comunidades lindeiras às obras de duplicação da BR-101 Sul, no trecho da travessia urbana de Tubarão. Nesta sexta-feira, 05, a equipe do consórcio Concremat-Tecnosolo-WorleyParsons, contratado pela autarquia para a Gestão Ambiental do empreendimento, trabalho para alertar as comunidades de Sertão dos Corrêas, Cruzeiro e São João quanto à segurança na BR-101 Sul.
A campanha de divulgação serve para mostrar para as comunidades de Sertão e Cruzeiro as mudanças feitas nas vias laterais que dão acesso aos bairros com liberação de pistas e do viaduto construído no km 339. Esta ação vem sendo desde o mês de novembro passado, quando o trecho foi liberado ao tráfego de veículos. A equipe de CS do consórcio fez a distribuição de cartazes em escolas, comércio e pontos de maior movimentação, além de ouvir os moradores quanto às mudanças no tráfego e as novas obras na rodovia federal.  Lá antes havia apenas um retorno em nível, agora há passagem construída, sem a necessidade de intervenção dos veículos no fluxo de longo curso (sobre as pistas).
No bairro São João, os moradores receberam informações do andamento das obras remanescentes nas duas alças de acesso ao bairro, em construção no km 337,4. Além disso, toda a configuração de sinalização rodoviária nesse segmento (rua José Rech, SC-390, alças e avenida Severiano Albino Corrêa) vem sendo modificada, com melhora sentida pelos moradores. Nesse aglomerado, o consórcio e o DNIT/SC fizeram a fixação de cartazes alertando para a continuidade dos trabalhos construtivos.
Ações de sensibilização para segurança em período de obras e, também, em trechos duplicados, são realizadas pelo DNIT/SC para garantir a segurança dos usuários e moradores lindeiros da BR-101 Sul. As comunidades podem interagir utilizando os canais disponíveis pela autarquia e gerenciados pelo consórcio, tanto pelo telefone 0800 6030 101 quanto pelos links úteis no site 101sul.com.br.
 
Portal Notisul (Tubarão/SC) 
05/05/2017 - sexta-feira
Geral 
 
Faixa auxiliar é liberada em via lateral na BR-101, em Laguna
 
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) liberou, nesta sexta-feira (05) a faixa auxiliar em via lindeira da BR-101 em Laguna. A via era o principal seguimento para o trânsito da rodovia federal,  antes da inauguração da Ponte Anita Garibaldi. No local, parte da pista foi interrompida por deslizamento de encosta, restringindo o tráfego de veículos entre os bairros Cabeçuda, em Laguna, ao Bananal e Ponta das Laranjeiras, em Pescaria Brava. A construção, em caráter temporário, dá capacidade de circulação de veículos e pedestres em ambos os sentidos, restabelecendo a ligação entre os aglomerados urbanos.
Antes da liberação desta faixa auxiliar, o estreitamento de pista dava condições de trânsito somente no sentido Norte-Sul (Cabeçuda-Ponta das Laranjeiras), sendo que o tráfego em sentido oposto necessitava seguir pelo viaduto construído no km 316,5, tomando as pistas duplicadas até Laguna.
A plataforma provisória tem toda a sinalização rodoviária necessária já instalada, com limite de velocidade fixada em 60 km/h, para todos os tipos de veículos, nesse segmento.
A construção de faixa auxiliar ocupa parte do canteiro entre a via lateral e a BR-101, sendo totalmente removida quando os trabalhos de contenção forem executados.
 
Jornal Impresso Catarinense (Tubarão/SC) 
06/05/2017 – sábado
Notícias 
 
Faixa auxiliar é liberada em via lateral na BR-101, em Laguna
 
Antes da liberação desta faixa auxiliar, o estreitamento de pista dava condições de trânsito somente no sentido Norte-Sul (Cabeçuda-Ponta das Laranjeiras).
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) liberou, nesta sexta-feira (05) a faixa auxiliar em via lindeira da BR-101 em Laguna. A via era o principal seguimento para o trânsito da rodovia federal,  antes da inauguração da Ponte Anita Garibaldi. No local, parte da pista foi interrompida por deslizamento de encosta, restringindo o tráfego de veículos entre os bairros Cabeçuda, em Laguna, ao Bananal e Ponta das Laranjeiras, em Pescaria Brava. A construção, em caráter temporário, dá capacidade de circulação de veículos e pedestres em ambos os sentidos, restabelecendo a ligação entre os aglomerados urbanos.
Antes da liberação desta faixa auxiliar, o estreitamento de pista dava condições de trânsito somente no sentido Norte-Sul (Cabeçuda-Ponta das Laranjeiras), sendo que o tráfego em sentido oposto necessitava seguir pelo viaduto construído no km 316,5, tomando as pistas duplicadas até Laguna.
A plataforma provisória tem toda a sinalização rodoviária necessária já instalada, com limite de velocidade fixada em 60 km/h, para todos os tipos de veículos, nesse segmento.
A construção de faixa auxiliar ocupa parte do canteiro entre a via lateral e a BR-101, sendo totalmente removida quando os trabalhos de contenção forem executados.
 
Rádio Frequência Garopaba AM 1.380 (Garopaba/SC) 
06/05/2017 – sábado 
Notícias 
 
Faixa auxiliar é liberada em via lateral na BR-101, em Laguna
 
Antes da liberação desta faixa auxiliar, o estreitamento de pista dava condições de trânsito somente
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) liberou, nesta sexta-feira (05) a faixa auxiliar em via lindeira da BR-101 em Laguna. A via era o principal seguimento para o trânsito da rodovia federal,  antes da inauguração da Ponte Anita Garibaldi. No local, parte da pista foi interrompida por deslizamento de encosta, restringindo o tráfego de veículos entre os bairros Cabeçuda, em Laguna, ao Bananal e Ponta das Laranjeiras, em Pescaria Brava. A construção, em caráter temporário, dá capacidade de circulação de veículos e pedestres em ambos os sentidos, restabelecendo a ligação entre os aglomerados urbanos.
Antes da liberação desta faixa auxiliar, o estreitamento de pista dava condições de trânsito somente no sentido Norte-Sul (Cabeçuda-Ponta das Laranjeiras), sendo que o tráfego em sentido oposto necessitava seguir pelo viaduto construído no km 316,5, tomando as pistas duplicadas até Laguna.
A plataforma provisória tem toda a sinalização rodoviária necessária já instalada, com limite de velocidade fixada em 60 km/h, para todos os tipos de veículos, nesse segmento.
A construção de faixa auxiliar ocupa parte do canteiro entre a via lateral e a BR-101, sendo totalmente removida quando os trabalhos de contenção forem executados.
 
Rádio Stylo FM 102.1 (Braço do Norte/SC) 
05/05/2017 - sexta-feira
Notícias 
 
Faixa auxiliar é liberada em via lateral da BR-101
 
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) libera, nesta sexta-feira, 05, a faixa auxiliar em via lindeira da BR-101 Sul catarinense, no km 316. No local, parte da pista foi interrompida por deslizamento de encosta, restringindo o tráfego de veículos entre os bairros Cabeçuda, em Laguna, ao Bananal e Ponta das Laranjeiras, em Pescaria Brava. A construção, em caráter temporário, dá capacidade de circulação de veículos e pedestres em ambos os sentidos, restabelecendo a ligação entre os aglomerados urbanos.
Antes da liberação desta faixa auxiliar, o estreitamento de pista dava condições de trânsito somente no sentido Norte-Sul (Cabeçuda-Ponta das Laranjeiras), sendo que o tráfego em sentido oposto necessitava seguir pelo viaduto construído no km 316,5, tomando as pistas duplicadas até Laguna. A plataforma provisória tem toda a sinalização rodoviária necessária já instalada, com limite de velocidade fixada em 60 km/h, para todos os tipos de veículos, nesse segmento.
A construção de faixa auxiliar ocupa parte do canteiro entre a via lateral e a BR-101, sendo totalmente removida quando os trabalhos de contenção forem executados.
 
 

 

 

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