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Clipagem de notícias em 06 e 07 de março de 2017

07/03/2017 - Jornais impressos e sites (noticiosos, de rádios, TVs, orgão públicos e demais) de SC e RS

 

Jornal Correio do Sul (Sombrio/SC)

06/03/2017 - segunda-feira

Geral

 

Jazidas recuperadas, na BR-101, abrem espaço para empreendimentos

 

Jazidas usadas para extração de aterro e rochas, durante a duplicação da BR-101 Sul catarinense, depois da recuperação ambiental, estão dando espaço para a construção de empreendimento. Algumas empresas estão se instalando em áreas conformadas, aproveitando o terreno para construção de galpões, gerando emprego e renda para os municípios lindeiros da rodovia federal.

Em outras jazidas, a extração de aterro continuou depois da liberação dos lotes de construção de pistas e obras de artes especiais (OAEs). Essas áreas foram previamente liberadas pelos órgãos ambientais responsáveis, antes de continuarem com a escavação. Foi assim na jazida recuperada no km 356, em Sangão (SC). O solo que de lá saiu foi usado nas obras construtivas do lote 27 (Sangão a Içara) e depois de novamente licenciada, a escavação voltou a ser ativa por algum tempo.

Já em duas jazidas existentes em Içara (SC), os terrenos abrigam empreendimentos e indústrias. Próxima da alça de acesso a Morro do Fumaça, no km 370, a antiga jazida foi adequada e, no local, foi construída uma empresa que fabrica telhas de concreto. A área não foi totalmente ocupada, restando espaço para mais um empreendimento. Já no km 384, há em construção empreendimento que deve abrigar uma concessionaria de caminhões.

As 122 jazidas utilizadas para extração de solo para duplicação da BR-101 Sul em Santa Catarina estão totalmente recuperadas. Além destas, outras 26 jazidas, pertencentes ao trecho gaúcho das obras também estão totalmente mitigadas quando às escavações e uso. Com o término das obras de adequação de pista e a execução das obras-de-arte especiais de grande, houve a necessidade de recuperação das áreas usadas para extração do aterro usado em pistas, viadutos e ruas laterais.

As jazidas que não estão sendo utilizadas para empreendimento, as áreas foram totalmente recuperadas, recebendo aplicação de gramíneas em leivas ou o processo de hidrossemeadura, que utiliza coquetel de sementes dispersas com jato. A recuperação das áreas de escavação segue a orientação do Programa de Recuperação dos Passivos Ambientais, parte dos 22 programas socioambientais e um Estudo, desenvolvidos ao longo da duplicação da BR-101 Sul. A duplicação da rodovia é a primeira obra de edificação rodoviária em toda a América Latina a seguir um plano de gestão ambiental, que conduz a forma como devem ser seguidos os parâmetros para garantir a sustentabilidade econômica e ecológica de toda a obra, servindo de modelo para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura rodoviária em outros países.

Para garantir o cumprimento dos objetivos dispostos no PBA, o consórcio Concremat-Tecnosolo-WorleyParsons, contratado pelo DNIT, executa inspeções regulares aos trabalhos de extração, tratamento e conformação das jazidas, nos nove lotes catarinenses e nos seis lotes gaúchos das obras na rodovia federal.

 

Portal JI News (Içara/SC)

07/03/2017 - terça-feira

BR-101

 

Conheça o Programa de Redução do Desconforto

 

Durante o período em que as obras de duplicação da BR-101 Sul acontecem, os riscos de acidentes se potencializam e diversos transtornos são passíveis de ocorrer com os profissionais envolvidos. Fatores como o aumento do tráfego de veículos e equipamentos, implantação de novos acessos e desvios para fluxo de automóveis, emprego de explosivos para detonações e instalações de canteiros de obras são potenciais causadores dos principais acidentes e desconfortos que podem afetar o usuário e a população residente.

As medidas previstas e implantadas pelo Programa de Redução do Desconforto e de Acidentes na Fase de Obras mitigaram tais impactos, priorizando uma eficiente sinalização nos trechos alterados, sendo indispensável o seguindo correto das normas e especificações em relação às instalações dos canteiros de obras e desenvolvendo treinamento adequado aos trabalhadores com as comunidades envolvidas nas obras.

A sinalização provisória de obras, instalada em desvios, pistas e ruas laterais pelas empresas contratadas para a duplicação, é o destaque deste programa, sendo monitorada constantemente pelo consórcio Concremat-Tecnosolo-WorleyParsons nas vistorias de monitoramento executadas, enfocando e divulgando informações sobre os desvios implantados, retornos e placas indicativas de velocidade máxima para os veículos na rodovia em obras, assim como execução de serviços de manutenção dos elementos de sinalização, tais como limpeza e substituição das peças danificadas ou desgastadas em função do tempo.

 

DNIT/SC reforça sinalização em via lateral do km 316

 

Laguna (SC)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) vem reforçando a quantidade de sinalização vertical para indicação de sentido e limitação de traçado em via lindeira da BR-101 Sul, no km 316. Nesse segmento, no limite entre os municípios de Laguna e Pescaria Brava, há deslizamento de encosta, que restringe o tráfego somente em direção ao Norte – entre os bairros Bananal e Cabeçuda.

Desde o mês de fevereiro, a sinalização existente vem sendo removida indevidamente ou depredada, descaracterizando o conjunto de sinais rodoviários instalados, bem como oferecendo riscos aos motoristas e pedestres. Nesse segmento há sedimentos trazidos por desmoronamento da encosta e mantidos no local para evitar novos deslizamentos, onde rochas e solo ocupam a faixa de rolagem da direita. Cerca de 30 elementos de sinalização, entre cones, painéis e placas foram removidos sem autorização do local.

A pista entre Cabeçuda e Bananal tem, agora, placas de sinalização provisória indicando o estreitamento, o limite de velocidade e a interrupção de tráfego, para todos os tipos de veículos, em direção ao Norte, saindo do km 316 até o km 312. É possível o tráfego de veículos partindo do bairro Cabeçuda até o bairro Bananal. O sentido oposto (Bananal-Cabeçuda) deve ser feito utilizando o viaduto construído no km 316,5, seguindo pela ponte Anita Garibaldi, finalizando nas alças laterais disponíveis. O tráfego é orientado pela sinalização vertical.

A interrupção na circulação entre Bananal, em direção a Laguna, é necessária para manter a segurança dos usuários, principalmente dos pedestres, já que a plataforma está limitada pelo deslizamento na encosta.

 

Trabalhos de manutenção vão interromper faixa de tráfego

Tubarão (SC)

Os trabalhos de manutenção no sistema de iluminação e exaustão, no túnel de transposição do Morro do Formigão, vão interromper uma das faixas de tráfego entre o km 337 ao km 338 da BR-101 Sul, nesta quarta-feira, 08. Os serviços são parte do cronograma de manutenção e melhorias nas travessias de maciços rochosos construídas na duplicação da rodovia federal, executados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC).

A autarquia já realizou trabalhos preliminares para manutenção preventiva no sistema elétrico, de exaustão e monitoramento no final de fevereiro, sendo os previstos para esta quarta-feira a finalização dos procedimentos.

Com as melhorias em execução, o tráfego de veículos ficará em meia pista no emboque do túnel (lado Norte), delimitada pela sinalização provisória instalada. Os trabalhos começam às 7h30min e serão encerrados às 18 horas. As faixas de rolagem serão interrompidas segundo a necessidade de locomoção das equipes de manutenção, estando o fluxo de veículos seguindo pelo espaço delimitado pela sinalização. O túnel do Morro do Formigão tem tráfego somente no sentido Florianópolis-Porto Alegre.

Caso seja necessário, os trabalhos de manutenção serão continuados na quinta-feira, 09, dentro do mesmo horário do dia anterior. Mesmo com chuva, a assistência será realizada, pois será feita em ambiente recoberto.

A manutenção preventiva é feita periodicamente nos túneis construídos na duplicação da BR-101, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Todos os túneis da rodovia federal têm supervisão de controle de tráfego por meio dos sistemas de automação, megafonia e de monitoramento por câmeras, espaço para acostamento e monitoramento das condições ambientais do túnel (ventilação e iluminação), entre outros sistemas de segurança.

O túnel do Morro do Formigão é a terceira obra para transposição de maciços rochosos, na duplicação da BR-101 Sul, entre Palhoça (SC) até Osório (RS). Outras duas estão concluídas e liberadas ao tráfego de veículos. A transposição do Morro Alto, em Maquiné (RS) têm duas galerias escavadas e liberadas, com túneis de 1.841 metros de extensão cada, sendo liberados em dezembro de 2010. O segundo túnel está localizado no km 257,2 da rodovia, no Morro Agudo, em Paulo Lopes. Esta galeria tem 1.014 metros de extensão.

 

Portal Sul in Foco (Lauro Müller/SC)

08/03/2017 – quarta-feira

Trânsito

 

Trabalhos de manutenção vão interromper faixa de tráfego no Morro do Formigão, em Tubarão

 

Os trabalhos começam às 7h30min e serão encerrados às 18 horas desta quarta-feira (08).

Os trabalhos de manutenção no sistema de iluminação e exaustão, no túnel de transposição do Morro do Formigão, vão interromper uma das faixas de tráfego entre o km 337 ao km 338 da BR-101 Sul, nesta quarta-feira, 08. Os serviços são parte do cronograma de manutenção e melhorias nas travessias de maciços rochosos construídas na duplicação da rodovia federal, executados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC).

A autarquia já realizou trabalhos preliminares para manutenção preventiva no sistema elétrico, de exaustão e monitoramento no final de fevereiro, sendo os previstos para esta quarta-feira a finalização dos procedimentos.

Com as melhorias em execução, o tráfego de veículos ficará em meia pista no emboque do túnel (lado Norte), delimitada pela sinalização provisória instalada.

Os trabalhos começam às 7h30min e serão encerrados às 18 horas. As faixas de rolagem serão interrompidas segundo a necessidade de locomoção das equipes de manutenção, estando o fluxo de veículos seguindo pelo espaço delimitado pela sinalização. O túnel do Morro do Formigão tem tráfego somente no sentido Florianópolis-Porto Alegre.

Caso seja necessário, os trabalhos de manutenção serão continuados na quinta-feira, 09, dentro do mesmo horário do dia anterior. Mesmo com chuva, a assistência será realizada, pois será feita em ambiente recoberto.

A manutenção preventiva é feita periodicamente nos túneis construídos na duplicação da BR-101, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Todos os túneis da rodovia federal têm supervisão de controle de tráfego por meio dos sistemas de automação, megafonia e de monitoramento por câmeras, espaço para acostamento e monitoramento das condições ambientais do túnel (ventilação e iluminação), entre outros sistemas de segurança.

Tuba News Facebook (Tubarão/SC)

07/03/2017 - terça-feira

Linha do tempo

 

Os trabalhos começam às 7h30min e serão encerrados às 18 horas desta quarta-feira (08).

 

Os trabalhos de manutenção no sistema de iluminação e exaustão, no túnel de transposição do Morro do Formigão, vão interromper uma das faixas de tráfego entre o km 337 ao km 338 da BR-101 Sul, nesta quarta-feira, 08. Os serviços são parte do cronograma de manutenção e melhorias nas travessias de maciços rochosos construídas na duplicação da rodovia federal, executados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC).

A autarquia já realizou trabalhos preliminares para manutenção preventiva no sistema elétrico, de exaustão e monitoramento no final de fevereiro, sendo os previstos para esta quarta-feira a finalização dos procedimentos.

Com as melhorias em execução, o tráfego de veículos ficará em meia pista no emboque do túnel (lado Norte), delimitada pela sinalização provisória instalada.

Os trabalhos começam às 7h30min e serão encerrados às 18 horas. As faixas de rolagem serão interrompidas segundo a necessidade de locomoção das equipes de manutenção, estando o fluxo de veículos seguindo pelo espaço delimitado pela sinalização. O túnel do Morro do Formigão tem tráfego somente no sentido Florianópolis-Porto Alegre.

Caso seja necessário, os trabalhos de manutenção serão continuados na quinta-feira, 09, dentro do mesmo horário do dia anterior. Mesmo com chuva, a assistência será realizada, pois será feita em ambiente recoberto.

A manutenção preventiva é feita periodicamente nos túneis construídos na duplicação da BR-101, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Todos os túneis da rodovia federal têm supervisão de controle de tráfego por meio dos sistemas de automação, megafonia e de monitoramento por câmeras, espaço para acostamento e monitoramento das condições ambientais do túnel (ventilação e iluminação), entre outros sistemas de segurança.

 

Rádio Stylo FM 102.1 (Braço do Norte/SC)

07/03/2017 - terça-feira

Notícias

 

Trabalhos de manutenção vão interromper faixa de tráfego no Morro do Formigão 

 

Os trabalhos de manutenção no sistema de iluminação e exaustão, no túnel de transposição do Morro do Formigão, vão interromper uma das faixas de tráfego entre o km 337 ao km 338 da BR-101 Sul, nesta quarta-feira, 08. Os serviços são parte do cronograma de manutenção e melhorias nas travessias de maciços rochosos construídas na duplicação da rodovia federal, executados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC).

A autarquia já realizou trabalhos preliminares para manutenção preventiva no sistema elétrico, de exaustão e monitoramento no final de fevereiro, sendo os previstos para esta quarta-feira a finalização dos procedimentos.

Com as melhorias em execução, o tráfego de veículos ficará em meia pista no emboque do túnel (lado Norte), delimitada pela sinalização provisória instalada. Os trabalhos começam às 7h30min e serão encerrados às 18 horas. As faixas de rolagem serão interrompidas segundo a necessidade de locomoção das equipes de manutenção, estando o fluxo de veículos seguindo pelo espaço delimitado pela sinalização. O túnel do Morro do Formigão tem tráfego somente no sentido Florianópolis-Porto Alegre.

Caso seja necessário, os trabalhos de manutenção serão continuados na quinta-feira, 09, dentro do mesmo horário do dia anterior. Mesmo com chuva, a assistência será realizada, pois será feita em ambiente recoberto.

A manutenção preventiva é feita periodicamente nos túneis construídos na duplicação da BR-101, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Todos os túneis da rodovia federal têm supervisão de controle de tráfego por meio dos sistemas de automação, megafonia e de monitoramento por câmeras, espaço para acostamento e monitoramento das condições ambientais do túnel (ventilação e iluminação), entre outros sistemas de segurança.

O túnel do Morro do Formigão é a terceira obra para transposição de maciços rochosos, na duplicação da BR-101 Sul, entre Palhoça (SC) até Osório (RS). Outras duas estão concluídas e liberadas ao tráfego de veículos. A transposição do Morro Alto, em Maquiné (RS) têm duas galerias escavadas e liberadas, com túneis de 1.841 metros de extensão cada, sendo liberados em dezembro de 2010. O segundo túnel está localizado no km 257,2 da rodovia, no Morro Agudo, em Paulo Lopes. Esta galeria tem 1.014 metros de extensão.

 

 

 

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